Acessibilidade
Acessibilidade

Notícias

Medidas internas e externas para a contenção do contágio do Covid19.

18-03-2020 10:14

Considerando a classificação em pandemia do Covid19 pela Organização mundial da saúde (OMS), considerando o crescente número de casos no estado de Sergipe, considerando a natureza do trabalho e contato direto que os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais tem com seus pacientes/clientes/usuários. O Crefito 17 torna pública, uma série de medidas e orientações aos seus Jurisdicionados.

Medidas Internas:

1. Disponibilização de álcool gel a 70% em todas as salas da autarquia.

2. Disponibilização de máscaras aos profissionais com sintomas na autarquia.

3. Funcionários com sintomas ou que tiveram viagem nacional deverão permanecer por 14 dias em atividade domiciliar.

4. Ampliação dos atendimentos on-line, via e-mail, site e telefone para que os profissionais não precisem se deslocar até a sede. Lista de procedimentos que não precisam ser presenciais: Nada consta ético e financeiro, emissão de 2 via de boletos, denúncias. Outros serviços verifique a possibilidade de resolução via: secretariaexecutiva@crefito17.org.br

5. Suspensão dos julgamentos presenciais por um período mínimo de 30 dias e de reuniões presenciais de comissões e câmaras técnicas por um período de 15 dias (neste período os colaboradores devem utilizar ferramentas online de videoconferência).

6. Criação do e-mail: duvidascovid19@crefito17.org.br para que os profissionais possam tirar dúvidas em relação ao corona vírus.

7. Criação do Comitê de crise COVID19.

Medidas Externas:

1. Lançamento e divulgação de cartilha (vide anexo) sobre como proceder em seus ambientes de trabalho.
2. O departamento de fiscalização (DEFIS) por um período de 30 dias fará fiscalizações educativas específicas para verificação e orientação das medidas adotadas.
3. Acompanhamento e parceria junto aos órgãos governamentais para troca de informações.

INSTRUTIVO PARA PROCEDIMENTOS E ORGANIZAÇÃO PREVENTIVA DO AMBIENTE DE TRABALHO COVID19/CREFITO17

A - Lavagem das mãos com água, sabão e higienizador à base de álcool (70%), antes e depois de cada atendimento;

B - Em clínicas ou consultórios disponibilizar álcool gel nos setores de atendimento e máscaras para quem estiver com sintomas no local. Em ambientes hospitalares seguir medidas de proteção local, caso não sejam ofertadas, fazer denúncia ao conselho imediatamente.

C - Em caso de atendimentos em grupo, mantenha pelo menos 1 metro de distância entre os pacientes, redobre a assepsia nos locais de contatos dos pacientes com álcool a 70%, limpeza de aparelhos de mecanoterapia, tatames, colchonetes, sempre a cada troca de pacientes.

D - No caso de pacientes inclusos nos grupos de risco é recomendado, dentro das indicações terapêuticas, a possibilidade de realização do tratamento em ambiente domiciliar, quando de extrema necessidade de manutenção do tratamento.

E - Evite tocar nos olhos, nariz e boca. As mãos tocam muitas superfícies e podem ser infectadas por vírus.

F - Orientem aos clientes/pacientes/usuários a necessidade de uma boa higiene respiratória, ao espirrar, tossir. Cobrindo a boca com a parte interna do cotovelo ou com lenço descartável.

G - Funcionários da limpeza devem utilizar sempre material de proteção individual com principal atenção e cuidado aos banheiros e locais de toque constante tais como: maçanetas de portas, braços de cadeiras ou sofás, bebedouros e porta copos.

H - Se você tiver febre, tosse, dificuldade em respirar, informe as autoridades e suspenda imediatamente seus atendimentos.

I - Manter o local de atendimento arejado com janelas abertas quando possível.

J - Ter e respeitar os horários agendados, evitando assim aglomeração na recepção.

L - Evitar o uso do celular durante o atendimento e realizar assepsia de celular e tablets.

M - O Crefito 17 sugere reclusão social, para tanto,  solicitamos avaliação dos serviços ambulatoriais  quanto a real necessidade e indicação terapêutica
acerca da manutenção do atendimento, sendo de entendimento entre pacientes e profissionais a  depender da gravidade e importância do quadro
cinético funcional;

Anexo:

InstrutivoCovid19

ComunicadoCovid19

O que você está buscando?