21-07-2025 14:53
Na manhã desta segunda-feira, 21 de julho, o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 17ª Região (CREFITO-17) esteve reunido com a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, em um encontro marcado pelo reconhecimento e pelo compromisso com o fortalecimento das profissões no município.
Durante a visita institucional, o CREFITO-17 homenageou a prefeita pela sanção da Lei nº 6.159/2025, que torna obrigatória a presença de fisioterapeutas em todas as maternidades de Aracaju — públicas e privadas. A nova legislação é resultado do Projeto de Lei nº 151/2024, de autoria do vereador Elber Batalha e da ex-vereadora Sheyla Galba, e representa um importante avanço para o cuidado com gestantes, puérperas e recém-nascidos, incluindo a atuação dos profissionais da Fisioterapia em ambientes de terapia intensiva neonatal.
Além da homenagem, a equipe do CREFITO-17 apresentou à prefeita uma proposta de projeto de lei voltado à normatização da responsabilidade técnica dos profissionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional no município. O objetivo é garantir mais segurança à população usuária dos serviços de saúde, assegurando que haja respaldo técnico e ético na atuação dos profissionais em estabelecimentos públicos e privados.
O presidente do CREFITO-17, acompanhado de conselheiros e assessores, reforçou o compromisso da autarquia com a valorização profissional e com a qualidade da assistência prestada à sociedade sergipana.