Acessibilidade
Acessibilidade

Notícias

Dra. Josimari Melo de Santana assume a diretoria financeira da SBED.

Dra. Josimari Melo de Santana, membro da comissão de educação do crefito 17, assume a diretoria financeira da SBED.

17-01-2020 11:21

A Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor - SBED foi fundada por iniciativa de um grupo de médicos que participou do 1º Simpósio Brasileiro de Tratamento da Dor, realizado em São Paulo, em 1982. Em 1984, durante o Congresso Mundial da Dor, realizado em Seattle-EUA, a SBED foi reconhecida como Capítulo Brasileiro (IASP Brazilian Chapter) da Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP- Internacional Association for the Study of Pain IASP).

A SBED, com o passar dos anos, tem aglutinado profissionais de várias especialidades, interessados no estudo e tratamento da dor, incluindo a fisioterapia. Os fisioterapeutas compõem a terceira maior categoria de associados a SBED nos últimos anos, evidenciando uma grande representatividade.

A fisioterapeuta Josimari Melo de Santana é sócia da SBED desde 2008, quando, retornando do seu pós-doutorado nos Estados Unidos para se estabelecer como professora da Universidade Federal de Sergipe, participou do 8 Congresso Brasileiro de Dor e foi contemplado com o Prêmio VJ Valério. Nesta última década, quatro alunos orientados por Josimari também foram contemplamos com prêmios oferecidos pela SBED em seus congressos nacionais.

Ademais, Josimari atuou como a primeira coordenadora do Comitê Dor e Movimento (2016-17), assumindo a diretoria científica na gestão seguinte (2018-19), e participando efetivamente de publicações de textos para o Jornal dos Comitês de Dor, em co-autoria com vários outros fisioterapeutas sergipanos. Também tem contribuído como editora associada e revisora do periódico Brazilian Jornal of Pain, produzido pela SBED trimestralmente.

Josimari assume, agora em janeiro, a diretoria financeira da SBED, junto a outros 5 diretores de diferentes estados do país. A posse desta diretoria (gestão 2020-21) ocorrerá dia 18 de janeiro.

Junto aos demais membros desta diretoria, Josimari está empenhada a cumprir alguns objetivos de vital importância para a SBED, tais como programa de educação continuada de dor; implantação de normas para funcionamento de centros de treinamentos em dor e titulação dos especialistas já existentes; inclusão nos currículos de graduação e pós-graduação do tema dor, valorização das associações regionais, edição do livro texto da SBED, valorização do periódico Brazilian Journal of Pain, reformulação e atualização do web site e mídias sociais da SBED, organização do próximo congresso brasileiro de dor, entre outros.

O que você está buscando?