Primeira fisioterapeuta vacinada em Sergipe.


Começou oficialmente na manhã desta terça-feira (19) a primeira fase da vacinação contra a Covid-19 em Sergipe. A doutora Lizia Irale Almeida Mascarenhas Sena foi a primeira fisioterapeuta a ser imunizada no Estado. Lembrando que foram enviadas 48.360 doses da vacina contra a Covid-19 pelo Ministérios da Saúde para o Estado de Sergipe. 

O Crefito-17 conversou com a Dra. Lizia Irale sobre suas expectativas em relação ao inicio das vacinações. 

Crefito17 - Nos conte de onde você é, sua formação e um resumo da sua história profissional.

R: Sou Baiana, do município de Itaberaba, Com Formação em Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto, título concedido pela Assobrafir/Cofito, Especialista em Fisioterapia em Gestão em Saúde e em Fisioterapia hospitalar. Há 10 anos atuo em Unidades de Terapia Intensiva Adulto.

Crefito17 - Como você vivenciou a pandemia?

R: Foi um momento muito difícil para nós profissionais da saúde que estávamos na linha de frente, um momento de inseguranças e incertezas. Como Fisioterapeuta, atuei em duas UTI Covid no Estado de Sergipe, onde pode vivenciar de perto muitas vidas sendo ceifadas precocemente diante da Covid, mas também podemos vibrar pelas conquistas, cada recuperação, cada alta hospitalar. Tivemos um papel de protagonismo perante a pandemia, atuando desde a abordagem na forma mais grave da doença (foram muitas titulações da PEEP, estratégias ventilatória protetora, monitorização assídua da mecânica ventilatória) um serviço árduo e ao mesmo tempo gratificante, por saber que estávamos desenvolvendo um belo trabalho, com todo profissionalismo e dedicação.

Crefito17 - Sob o ponto de vista de um profissional que está na linha de frente, qual sua expectativa com o início das vacinações?

R: A vacina desde o princípio era a única esperança que tivemos, poder vivenciar esse momento, é uma alegria e satisfação muito grande. Estou muito feliz e na torcida para que todos tenham acesso a vacina, precisamos acreditar na ciência e na vida. A luta continua, a Covid continua sendo uma doença nova e não sabemos ainda a dimensão de suas sequelas.


O Crefito-17 está acompanhando junto as autoridades e informará assim que for disponibilizado o calendário de vacinas para terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas.